Como ser um\a Pet- Cerimonialista - Escolhendo o\a profissional


A mídia espontânea vem nos presenteando com uma generosa visibilidade no mercado nacional e internacional  e, desta forma, não pode ser diferente que esta novidade desperte a curiosidade sobre o tema.

Tomamos a iniciativa de escrever este breve, porém verdadeiro texto, mediante a quantidade de "sondagens" que recebemos do mercado de pessoas que estão achando que uma EMPRESA (sim, é uma empresa) neste perfil é uma brincadeira, uma atuação amadora ou uma aventura empresarial, e mal-interpretando esta recém-criada PROFISSÃO como algo que surge assim, do nada, ao estilo: "hoje acordei querendo fazer algo diferente, mas não sei bem o que é ... Ah! Acho que já sei... gosto de bichos, gosto de festas, então acho que vou fazer festas pra pets". 

ISSO NÃO É UMA VERDADE - FELIZMENTE.

É preciso muito estudo, pesquisas técnicas e de mercado, uma ampla visão sistêmica sobre vários componentes da estrutura, desde a gestão empresarial até - e principalmente - a pet-gastronomia e segurança alimentar; e requer altíssima técnica e responsabilidade.

Sentimo-nos RESPONSÁVEIS PELA CRIAÇÃO DESTE NICHO DE MERCADO, PROFISSÃO E EMPRESA em nosso país e, por isso, resolvemos ressaltar importantes informações, tanto para a pessoa que deseja se transformar em um profissional da área como - e principalmente - para os proprietários de pets que desejam contratar uma empresa\profissional especialista para a realização desta grande alegria. Tais cuidados são de extrema importância para que a alegria não se transforme em possível desconforto, ou algo mais grave, conforme abaixo:

Ser um\a profissional do nicho de cerimoniais especializados na área pet requer alguns pré-requisitos.

Antes de tudo é preciso entender que esta PROFISSÃO NÃO É UMA BRINCADEIRA, NÃO É UM CONTO DE FADAS, e muito menos é algo fácil de se fazer. E a empresa fundada é uma estrutura de responsabilidade e atuação empresarial como qualquer empresa de outro segmento, seja lá qual este for. Há uma gestão e coordenação empresarial séria e estruturada por traz dos resultados do que se vê ofertados ao mercado.


A responsabilidade de um\a cerimonialista de humanos já é enorme, e requer estudo, formação e capacitação educacional e profissional. E em nada é diferente para se atuar no nicho pet. Pelo contrário. A responsabilidade é triplicada, pois estamos realizando eventos para seres vivos altamente frágeis, delicados, submissos, e que são extremamente amados por seus "mamys e papys". 

Além do grande preparo na área de eventos, gestão de negócios, e profundo conhecimento nas áreas de SEGURANÇA ALIMENTAR, SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL, GASTRONOMIA PET e HUMANA, QUALIDADE, PSICOLOGIA ANIMAL, dentre outros, há um fator de máxima importância: É PRECISO AMOR, MUITO AMOR. VERDADEIRO AMOR AO QUE SE FAZ. AMOR ACIMA DE TUDO, INCLUSIVE DOS INTERESSES COMERCIAIS E FINANCEIROS. Mas não é só isso. Por sorte.

A ideia de trabalhar com pet-cerimonial não surgiu do nada. É o resultado e encontro de algumas vertentes: familiar, acadêmica e executiva.
Vale ressaltar que a fundadora cresceu e faz parte de uma família com fortes laços com a natureza, meio ambiente e que ama os animais e todas as formas de vida. Sua família já criava e tratava de algumas raças caninas desde sua infância onde uma de suas tias sendo bióloga, química e física, e que também foi diretora de um pequeno zoológico e parque ecológico que existiu no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvia várias receitinhas divertidas para os pets, junto aos sobrinhos em seus encontros dominicais, onde todos participavam das farras.
Em 2009, foi a vez de nossa consultora, pet-cerimonialita e gestora pet gastronômica; que já é empresária e profissional do setor de eventos e gastronômico, dentre outros, desde a década de 80. 
Para que também pudesse atender ao exigente paladar do mais novo integrante da sua família, o seu “neto de quatro patinhas” – Mello – um fofíssimo e bagunceiro Poodle Toy caramelo, também iniciou estudos e pesquisas mais profundos sobre o universo, comportamento e necessidades alimentares específicas dos cãezinhos, relembrando algumas e desenvolvendo novas receitas adequadas e nutricionais para ele, verdadeiras guloseimas caninas. 
Sob pedidos e assistência de suas duas filhas, as “mães” de Mello, acabaram por organizar em 2010 uma animadíssima pet-festa de aniversário para ele, cuidando de todas as providências, necessidades e pormenores condizentes ao grande momento. E assim surge dentro de sua ampla experiência na área de eventos e gastronomia (conforme já dito, desde a década de 80) as Pet-Party, através da empresa "Festa Boa Pra cachorro, e Pra Gatinhos Também".

Paralelamente a esta ação social e familiar, a empresa surge a partir do resultado de profundas pesquisas de mercado (no Brasil e exterior) para suporte a uma consultoria feita por ela (Shirley Santos), em 2009, para uma empresa do segmento pet, onde detectou alguns nichos de mercado, dentre eles o de eventos pet, o que ocasionou a identificação da inexistência até então de uma Pet-assessoria e consultoria especializada na área de Eventos e Cerimoniais destinados a Indústria Animal e Pet no cenário nacional para a realização não apenas de eventos sociais mas, também, Corporativos/Institucionais. 
"Festa Boa Pra Cachorro" é a primeira estrutura formal de Produção e Pet-cerimonial do Brasil, destinado ao desenvolvimento e realização de projetos e eventos (sociais e corporativos) direcionados ao Setor Animal e Segmento Pet, desde o seu planejamento, produção, acontecimento até o pós-evento, incluídos neste a gastronomia gourmet para pets.

Criação exclusiva de Pet Cake Design para o Programa "Esquenta", de Regina Casé - Rede Globo de Televisão, exibido no programa de 13 de outubro de 2013, em homenagem ao Dia das Crianças e dos Animais!
Outro ponto que é de máxima responsabilidade e competência são com os pet alimentos. Uma festa pet sem guloseimas criadas e desenvolvidas especialmente para eles, não é uma pet festa. Não falamos de petiscos e guloseimas industrializadas que, apesar de bem-vindas, não cumprem o objetivo real de um pet-evento diferenciado.
Nas festas e eventos realizados pela empresa "Festa Boa Pra Cachorro e Pra Gatinhos também!", todos os produtos são confeccionados com ingredientes naturais, orgânicos, hidropônicos e oriundos de fornecedores e procedência garantidos. Todos os nossos cardápios - pet e humanos - são desenvolvidos e acompanhados por uma equipe composta por Chef Gastronômico, Nutricionista, sob aval de Zootecnista e Veterinário que acompanham nossos resultados gastronômicos, consolidando uma garantia de qualidade a tudo o que oferecemos em nossos eventos. Até o bolo ou pupcake pet que confeccionamos não são feitos de rações úmidas, ou carne, como comumente encontramos em algumas situações. É um bolo ou pupcake de verdade, confeccionados com produtos especiais, refinados e em tolerância com o organismo animal, inclusive os chamados pet cake design.
Os alimentos são próprios para cada um dos públicos distintos e tomamos cuidados e atendimentos especiais, diferenciados e customizados, até para possíveis casos de convidados que tenham alguma necessidade alimentar especial, ou alguma intolerância, tais como a lactose, celíacos, diabéticos e outros.

Pet-Cerimonialista é marca criada por Shirley Santos (veja mais, aqui) profissional com ampla experiência no mercado empresarial, gastronômico e de eventos, dentre outros.

Fica aqui então despertado o grande senso de responsabilidade e preparo que o mercado requer, tanto pela ótica de futuros profissionais que entrarão neste mercado como, e principalmente, para os papys e mamys de nossos queridíssimos pets que pretendem realizar um evento tendo como resultado a grande satisfação e alegria de todos!

Estamos ao seu dispor. 


Nenhum comentário: